A história de Zaqueu é relatada pelo médico Lucas, em Lucas 19:1-10, não temos muitos detalhes sobre esse pequeno grande homem, mas o que temos vamos utilizar para crescimento, vejamos.
“E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.4 E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.
O nome Zaqueu de origem hebraica significa puro, ele era responsável pela coleta de impostos, não só isso ele era como maioral, ou seja, o principal dos coletores. Isso denota a autoridade que Zaqueu tinha. Desprezados pelo povo, devido a muitos serem corruptos, e por cobrar o próprio povo para manter o império romano. Israel estava sobre o domínio do império romano, uma força de ocupação que o povo os judeus detestavam, odiavam, por suas tendências pagãs, imposição de língua e cultura romana e claro, pelos impostos que deviam pagar a Roma.
A bíblia também relata sobre Zaqueu que ele era da baixa estatura e que procurava ver Jesus e para isso subiu em um sicômoro, uma espécie de figueira.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, o verbo procurava nos dá o entendimento de “buscar”, procurar empenhando-se. Ele estava movendo a sua fé a ponto de subir em uma árvore, nada nem a multidão iriam parar Zaqueu. Esse baixinho superou seus limites para ver Jesus, e foi recompensado com um olhar para cima, que o Chama pelo nome, “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.” Lucas 19:5. Lembre-se Jesus sempre vai lhe chamar pelo seu nome, quem te chama pelo seu pecado é o nosso inimigo.
Zaqueu desce com toda pressa e recebe Jesus com alegria. Ele faz uma confissão genuína do seu pecado para iniciar uma transformação de conduta externa. A salvação entra na casa de Zaqueu, através de uma pessoa, através da Graça. Zaqueu se arrepende ao ponto de restituir quem ele havia defraudado.
Um homem que se apressou a conhecer Jesus na oportunidade que surgiu, um publicano que não mediu esforços para encarar a multidão e subir em uma árvore, um salvo que se arrependeu e iniciou uma nova vida em Cristo Jesus.
Você também pode gostar:
Já se perguntou o que diferencia as pessoas prósperas das que não são? Já questionou…
Preparamos uma série de 2 convicções da palavra de Deus para você, seus familiares e para…
A confissão traz a realidade Divina e circunstâncias terrenas. Não aparte da sua boca as…
O jovem nu. "Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão.…
Palavras são a sua arma para essa batalha. Veja seis coisas para dizer de propósito…
Ligar ou Desligar? O que significa essa terminologia? Quando lemos no texto de Mateus 16:19…