Pesquisar
Close this search box.

Quem foi Tomé na Bíblia.

Muitas vezes chamado de Tomé o descrente, e particularmente, não acho que esse titulo seja apropriado para ele, ele era muito mais crente, do que indica a tradição popular. Porém, seria justo dizer que Tomé era uma pessoa em negativa, sempre esperando pelo pior. Vamos ver mais sobre esse apóstolo que tem muito a nos ensinar.

Dídimo, ou Tomé.

O livro de João 11:16 nos dá o nome Dídimo, veja “Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: — Vamos também nós para morrer com o Mestre!” Dídimo é algo que significa, formado por duas partes ou gêmeo. Mencionado apenas 1 nos três evangelhos sinópticos, e 1 vez no livro de Atos. Tudo o que vamos ver sobre Tomé aparece no evangelho de João. Em Mateus, Marcos, Lucas e Atos seu nome aparece na lista com os dos outros doze apóstolos.

João o menciona pela primeira vez no Capítulo 11, versículo 16. Mas antes de lermos o texto, vamos analisar o contexto, onde João está descrevendo a introdução da ressurreição de Lázaro. Jesus havia saído de Jerusalém, pois sua vida corria risco naquela cidade e foi até o Jordão. (João 10:40). Um acontecimento aparece, onde a notícia chegada é que Lázaro estava enfermo na cidade de Betânia, que ficava a uns 3 Km de distancia. Como a família de Lázaro matinha uma amizade com o Senhor, naturalmente enviaram recado para aquele que podia resolver a situação.

Vale lembrar que os líderes religiosos buscavam prendê-lo e matá-lo e caso voltasse a Betania seria achado. É nesse contexto que vemos João escrever o primeiro relato de Tomé.

João 11:16

“Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: ― Vamos também para morrer com ele”.

Cá entre nós, com um comentário desses, você iria? Um cometário bem pessimista, porém heroico não é mesmo. Ele, com seus olhos naturais, enxergava, prisão, apedrejamento e morte, contudo estava disposto a segui-lo e morrer com Cristo. Leal e corajoso, determinado e heroico, esse era Tomé, dedicado a Cristo.

A devoção que Tomé possuia não podia ser enfraquecida nem mesmo pelo seu pessimismo, não se enganava, sabia que seguir a Jesus não era uma missão fácil, preferia morrer ao ser deixado para trás.

Seu relacionamento com Jesus era tão forte, que em momento algum queria ser deixado.

Veja que depois da morte de Jesus, João descreve que todos os discípulos estavam desamparados, e se reuniram para talvez um consolo mutuo, porem Tomé não estava com eles. João 20:24 “4 Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu”. 

Possivelmente estava querendo ficar sozinho, como foi “deixado” estava se sentido abandonado, rejeitado, pois aquele há quem Tomé morreria, agora estava morto. Mas a esperança vai voltar a brilhar para Tomé, pois Jesus havia aparecido aos 11, e eles queriam contar a Tomé a novidade. No entanto, alguém como Tomé, daria uma resposta totalmente a sua altura. João 20:25 “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o dedo onde estavam os pregos e não puser a mão no seu lado, não crerei”.

Devido a essa declaração que Tomé ficou conhecido como o descrente, mas devemos nos lembrar que os outros discípulos também não creram na ressurreição até verem Jesus, veja (Marcos 16:10-11).

Passados 7 dias Jesus aparece novamente aos discípulos, e Tomé dessa vez está com eles.

João 20:26-29 “Uma semana depois, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé estava com eles. Apesar de estarem fechadas as portas, Jesus entrou, pôs‑se no meio deles e disse: ― Paz seja com vocês! 27 Jesus disse a Tomé: ― Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e coloque‑a no meu lado. Pare de duvidar e creia. 28 Tomé lhe disse: ― Senhor meu e Deus meu! 29 Então, Jesus lhe disse: ― Porque me viu, você creu? Bem-aventurados os que não viram e creram”.

Naquele momento Tomé é transformado, e juntamento com seus companheiros levou o evangelho aos confins da terra, um homem cuja fé alcançou a maturidade quando ele viu a marca dos pregos nas mãos do nosso Senhor.

Percebeu o tipo de pessoa que Deus usa? Jesus entende a minha fraqueza e a sua, Jesus entende a minha dúvida e a sua, Ele é compassivo com nossa incerteza e paciente com nosso pessimismo. Ele pode transformar a vida de todos os que verdadeiramente Nele confiam.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.