Categoria : Personagens Biblicos

Personagens Bíblicos. Quem foi Abel?

Olá, esse é mais um arquivo dos personagens Bíblicos. Hoje veremos quem foi Abel.

Abel

O segundo filho de Adão e Eva, irmão de Caim. “Abel” pode ser um derivado de um vocábulo hebraico que significa “sopro” ou “vaidade”, para prefigurar assim que sua vida seria curta. Ele se tornou pastor de ovelhas (Gn 4.2), enquanto Caim, agricultor. Na época das colheitas, o mais velho ofereceu a Deus alguns dos frutos colhidos; o mais novo, porém, apresentou os melhores animais do rebanho, para enfatizar o valor e o custo deles. O sacrifício de Abel foi recebido favoravelmente pelo Senhor, mas o de Caim, não.

A morte

A despeito de uma advertência feita por Deus sobre a necessidade de que ele dominasse o ímpeto do pecado, Caim conspirou contra seu irmão e o matou. Seu ato pecaminoso não ficou escondido do Senhor e a morte de Abel trouxe-lhe o juízo divino.
Abel representou a primeira fatalidade subsequente à maldição de Deus sobre a humanidade, devido à desobediência de Adão e Eva; essa tragédia, como resultado direto do pecado de Caim, cumpriu a promessa de que o ato de comerem o fruto do conhecimento do bem e do mal traria a morte física.

Esta enfatizava o desenvolvimento rápido da transgressão, quando Deus entregou a humanidade às consequências do pecado, com um mínimo de graça para refrear a maldade.
Tanto Caim como Abel ofereceram sacrifícios, para demonstrar assim que a humanidade, apesar da maldição de Deus, ainda conserva um desejo de adorá- lo.

O fato de que a adoração envolvia sacrifícios indica o reconhecimento de que o verdadeiro culto a Deus devia custar algo. A natureza exata das ofertas não é mencionada, mas o padrão herdado por Noé (Gn 8.20) sugere que um altar era construído e a oferta, queimada sobre ele.

A maneira como Deus expressou sua aceitação a Abel não é clara, mas possivelmente isso se deu por uma manifestação do fogo divino. Talvez sua oferta tenha sido consumida pelo fogo e a de Caim, não (cf. Lv 9.24; Jz 6.21; 1 Rs 18.38).

A Oferta

O Senhor aceitou a oferta de Abel, em detrimento da de Caim, porque o mais moço era justo (Mt 23.35; Hb 11.4; cf Gn 4.7) e oferecia o melhor do seu rebanho; sua justiça, porém, não foi demonstrada pelo valor da oferta e sim pela sua fé (Hb 11.4). A repreensão de Deus a Caim, portanto, focalizou sua atitude de coração (Gn 4.7).

Essa foi a primeira revelação de que o Senhor preocupava-se em que a adoração fosse uma expressão exterior de um coração devotado e obediente e não apenas um comportamento religioso.


O assassinato de Abel, como um homem de fé, tornou-se um protótipo dos que seriam martirizados por sua confiança (Mt 23.35; Lc 11.49-51). Nesse sentido, a fé de Abel ainda fala (Hb 11.4), porque sua confiança ainda espera uma vindicação. Ele nunca recebeu a bênção da aprovação de Deus por sua fé sobre a Terra (Hb 11.39). A morte prematura de Abel mostrou que a vindicação final da fé é uma esperança futura, mantida com a confiança em Deus. Um contraste, contudo, é estabelecido em Hebreus 12.24 entre o testemunho do sangue de Abel e o de Jesus; o de Abel providenciou um testemunho para Deus e trouxe uma maldição sobre Caim (Gn 4.10-12); o de Cristo é superior porque, embora derramado por pecadores, traz bênção e não maldição. O sacrifício de Jesus não representa um martírio, mas um meio eficaz de salvação.

rodrigo.humel

Compartilhar
Publicado por:
rodrigo.humel

Posts Recentes

O que a Bíblia quer dizer com ligar e desligar?

Ligar ou Desligar? O que significa essa terminologia? Quando lemos no texto de Mateus 16:19…

1 semana atrás

Quem foi João Batista, na bíblia.

João Batista, o precursor de Jesus Cristo, teve sua história profetizado pelos profetas Isaias 40:3…

2 semanas atrás

Declare frutificação e prosperidade em sua vida

Preparamos uma série de 2 convicções de prosperidade para sua frutificação, seus familiares e para quem você quiser…

2 semanas atrás

Adão, um homem criado a imagem de Deus.

Procura-se um homem com personalidade perfeita e psique perfeita, que tenha ao seu lado a…

3 semanas atrás

O que é o ministério do Espírito Santo?

Sobre o Espírito Santo, vejamos o texto de João 16:8-14 que nos diz " E,…

3 semanas atrás

O que fazer quando eu não sei o que fazer?

Quando não sabemos o que fazer, é crucial não focar nos problemas, mas sim em…

3 semanas atrás