Pesquisar
Close this search box.

O que significa Evangelho

O evangelho é uma mensagem que transcende os quatro livros da Bíblia, abrangendo toda a escritura de Gênesis a Apocalipse. Ele transforma a maneira como entendemos a vida e o universo ao nosso redor. Não se limita a regras religiosas, mas é um entendimento profundo do anúncio de Deus sobre a vida humana. Ele fornece uma explicação para a história da humanidade.

Evangelho

A palavra Evangelho é a palavra grega “euaggelion” que significa “boas novas”. São as boas novas de Deus que promoveu a salvação dos perdidos, através do nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O evangelho é um anúncio do resgate da criação caída e a esperança da eternidade com Deus. Essa perspectiva molda a vida do cristão.

Aprofundando

Lemos no livro escrito pelo apóstolo Paulo, romanos 1:16-17 ” Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação a todo aquele que crê; primeiro ao judeu, e também ao grego. 17 Porque nele se revela a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Vemos que o evangelho é o poder de Deus para salvação a todo aquele que crê, e nele (no evangelho) se revela a justiça de Deus.

É as boas novas da graça de salvadora de Deus por meio de Jesus Cristo, e a mensagem do reino, o qual o rei é Jesus Cristo. Uma expansão das promessas feitas por Deus no antigo testamento, aonde o evangelho estava escondido como uma promessa. Romanos 1:1-3 diz: “Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão por seus profetas nas santas escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne.”

Porque nele (no evangelho) se revela a justiça de Deus .

No texto citado, entendemos que o Evangelho se revela. A palavra “revelar” é apokalupto que dá sentido de descobrir, revelar o que estava escondido, se tornar conhecido, manifesto. Então no evangelho se revela, se manifesta a justiça de Deus.

E o que é justiça?

Justiça é a palavra grega dikaiosune, estado daquele que é como deve ser, a condição aceitável a Deus. Ou seja, a justiça não é a condenação, mas sim o cumprimento da pena e a restauração do estado aceitável diante de Deus.

Quando a bíblia diz que eu e você somos a Justiça de Deus em Cristo Jesus, quer dizer que somos considerados inocentes, não há condenação sobre a nossa vida, fomos para a condição aceitável a Deus.

As boas novas são essa, em Cristo Jesus fomos justificados, entramos em uma novidade de vida e o evangelho deve ser a base dessa relação.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.