Pesquisar
Close this search box.

O que é o Livre-arbítrio? Realmente tenho direito de escolha?

Primeiro vamos definir o que significa Livre-arbítrio. Segundo o dicionário de Oxford Languagesé a possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante. Deus ao criar o ser humano, nos deu o Livre-arbítrio, ou seja, a possibilidade de decidir, escolher em função a nossa própria, vontade, de caminhar com Deus, ou sem Deus.

Salmos 139:16 

E o Salmos 139:16 que diz “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.

Imagine que nos planos de Deus exista um destino, vamos utilizar como exemplo uma viagem. Você comprou uma passagem saindo de São Paulo para o Japão, um voo direto em escala. Seu destino é o Japão e você PODE, chegar lá ou não. Porque disse que PODE, se você quiser você PODE escolher não embarcar, se você quiser, você pode abrir a porta no meio do voo e pular. Existem várias possibilidades que podem ser aplicadas, que se você quiser, fação que você não chegue no destino.

E onde entra o Livre-arbítrio?

Eu posso abortar os projetos de Deus para mim, ou eu posso viver a vontade de Deus para mim. O livre-arbítrio está em eu abdicar das minhas escolhas para que as escolhas de Deus se realizem em minha vida. Consiste em eu pegar o avião e nesse voo, seja feito conforme a vontade do piloto. Você pode muito bem, a qualquer momento, dizer que não quer o que Deus tem para você.

A oração que apelidamos de Pai-Nosso, que está em Mateus 6:9-13, está estabelecida no princípio, “seja feita a Sua vontade”. A questão é se você e eu queremos que a vontade do Senhor, que já é feita nos céus, seja feita em minha vida ou na sua.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.