As parábolas não são meras historias que você ouve, mas são recados aos filhos, são enigmas. A palava, em hebraico para parábola, significa isso, enigma.
O prudente e o insensato
A parábola do prudente e o insensato, aparece nos livros de Mateus 7:24-27 e Lucas 6:47-49.
Mateus 7:24-27 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como o homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava alicerçada na rocha. No entanto, quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como o insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa. Ela caiu, e foi grande a sua queda.
Lucas 6:47-49 ” Eu mostrarei a quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como o homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Aquele, porém, que ouve as minhas palavras e não as pratica é como o homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”.
A parábola
Quem ouve e as pratica. A parábola inicia nos mostrando uma simples instrução, ouvir a Jesus. E como ouvimos a Jesus? Quando Jesus esteve na terra, ele estava contando aos seus discípulos que havia necessidade de ouvir, mais quando Ele partiu para o céu, nos deixou a sua Palavra, hoje temos a bíblia, então ouvir a Jesus é, na verdade, ler a bíblia. Quando você lê, existe um mover em sua mente e coração, um mover de entendimento no qual após esse entendimento estar vivo em você, é hora de colocar em prática.
Na parábola, você ouvir e colocar em prática o que ouve, você é chamado de prudente, ou seja, você está atendo. Ao construir sua casa sobre a rocha, que é Cristo, quando vier a tempestade, as dificuldades, as confusões, as tribulações você não vai cair.
Mais há necessidade de conhecendo e prosseguir no pleno conhecimento de Jesus, você cava, cava, cava e faz o alicerce. E quanto mais fundo você vai, na Palavra, mais seu alicerce está firmado em Jesus Cristo.
Quem houve mais não pratica.
Mas temos também as pessoas que ouvem a Palavra, leem a bíblia, mas não colocam em prática o lido. Não possui alicerce, são chamados de insensato ou tolos. São as pessoas que logo que enfrentam lutas e adversidades abandonam o que leram ou ouviram da Palavra, e acabam em grande queda.
Que possamos ser prudentes e praticantes da Palavra, e cada vez mais alicerçados na rocha, em Jesus Cristo, amém.
Você também pode gostar:
- 5 hábitos para ficar rico segundo a bíblia.
- Como declarar a palavra de Deus para minha vida?
- Declarações de saúde para minha vida.
- Quem Era o Jovem Nu no Jardim do Getsêmani?
- Seis Coisas para Dizer de Propósito – Palavras