Pesquisar
Close this search box.

O Esconderijo do Altíssimo, Explicação.

 Salmo 91:1 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” A tradição judaica atribui o Salmo 91 a Moisés, pois no salmo é revelado o que acontece dentro do tabernáculo. Mais o que significa habitar no esconderijo? Para essa compreensão vamos ver antes sobre o tabernáculo.

O tabernáculo

Para entendermos melhor o esconderijo do altíssimo, vamos antes mergulhar no contexto. O Tabernáculo era dividido em três partes. O Átrio, o Santo lugar e o Santíssimo lugar.

No átrio, local onde ficava o altar do holocausto e a pia de bronze.

No Santo Lugar ficavam a mesa dos pães da proposição, o altar de incenso e o candelabro.

E no Santíssimo Lugar ficava a arca da Aliança, a presença de Deus ficava escondida na tampa propiciatório que ficava em cima da arca. O Santíssimo Lugar não estava disponível a todos e muito menos todos os dias. Apenas 1 vez ao ano o sumo sacerdote era autorizado a entrar, levando uma oferta de sangue para expiação dos pecados do povo. Essa oferta era derramada sobre o propiciatório, a tampa da Arca da Aliança. Se alguém entrasse no Santíssimo Lugar, sem estar autorizado, seria morto. Mas Moisés tinha acesso toda vez que quisesse, fosse para falar com Deus ou para se proteger dos filhos de Israel que se rebelavam e queriam matá-lo. (Números 14:10), então Moisés se escondia no esconderijo do Altíssimo.

E a sombra do Onipotente? Altíssimo

Dentro do tabernáculo tinha um utensílio chamado menôráh, que era responsável para iluminar o tabernáculo. Entre menôráh, também conhecido como candelabro, e a arca da aliança ficava o véu do templo, e toda vez que essa luz do candelabro refletia no véu que separava o santo lugar do santíssimo lugar, fazia uma sombra onde Moisés orava, formando assim a sombra do onipotente.

O texto também diz, que debaixo de suas asas estarás seguro, pois a asa do querubim, que ficava em cima da arca, era o que deixava a sombra do onipotente.

Hoje somos templos e tabernáculos de Deus, e assim como Moisés orava, “aquele que habita no esconderijo do altíssimo”, hoje podemos mediante a Cristo habitar em sua presença. Quanto mais as suas Palavras estiverem em nós, fazendo Dele nossa vida e habitação, tanto maior será nossa paz e o nosso descanso.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.