Pesquisar
Close this search box.

O que significa ser a justiça de Deus?

Através da fé em Cristo, somos considerados justos e inocentes, sem condenação. O entendimento da justiça de Deus, é fundamental para a maturidade espiritual, permitindo que os cristãos desfrutem das bênçãos e da vida abundante prometida por Deus.

A justiça de Deus é um conceito fundamental que muitas vezes é mal interpretado. Para entender isso, é necessário distinguir entre justiça, juízo e penalidade na perspectiva bíblica.

Mas para a real compreensão desse assunto, vamos à Bíblia, que menciona dois tipos de cristãos: os que são imaturos e os que têm maturidade espiritual. A maturidade traz uma compreensão mais profunda da justiça de Deus.

Vamos ao texto – Hebreus e Gálatas

 “Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. 14, Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal” Hebreus 5:13-14.

 “Digo, pois, que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; 2 Mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai” Galatas 4:1-2.

A bíblia diz que existem dois tipos de crentes, uns que são como crianças que se alimentam de leite e uns que são como adulto que se alimenta de comida sólida. Também nos diz que o menino nada difere do escravo. Cristãos imaturos são comparados a crianças que não conseguem desfrutar da herança divina. Essa imaturidade os torna escravos do pecado e da imoralidade. A maturidade espiritual é crucial para a herança. Os cristãos que permanecem em um estado infantil não conseguem discernir entre o bem e o mal, sendo dependentes de tutores. A falta de discernimento os impede de crescer espiritualmente.

A busca pela justiça e pela maturidade espiritual é essencial para alcançar as promessas de Deus. O entendimento da justiça é vital para a vida cristã plena. E para esse crescimento acontecer temos de parar de nos alimentar de leite, e nos alimentar na palavra da justiça, no ensino da justiça, que me faz discerni, conhecer entre o bem e o mal.

Mateus 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça,e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”, esse texto nos diz que devemos em primeiro lugar o reino e sua Justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas.

O que é Justiça?

É a pessoa que estava de baixo de condenação e essa condenação foi tirada e ele foi justificado, declarado justo, reto, perfeito. Com o coração eu creio que sou justo, com o coração eu creio na justiça.

(ver romanos 10:9-10 “9 Se com a tua boca confessares o Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo, 10 Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.

Merecíamos a condenação por que Adão pecou, e recebemos essa condenação, essa herança de Adão, então não somos pecadores por que pecamos, somos pecadores por que Adão pecou. E isso é injusto não é mesmo? Herdar uma dívida que não podemos pagar. Mas Deus, em sua infinita Graça e Misericórdia, nos enviou seu Filho para que você e eu nos tornássemos justo Nete, através Dele.

A justiça é um estado perfeito que nos permite estar diante de Deus sem culpa ou inferioridade. Para alcançá-la, devemos crer na justiça divina mediante a Jesus Cristo.

Diferença entre Justiça e Juízo

A diferença entre justiça e juízo é frequentemente confundida. Muitas pessoas pedem por justiça, quando, na verdade, desejam punição ou condenação para os culpados. Por exemplo, uma casa é invadida por bandidos, e eles realizam roubos e destruição nessa casa. O proprietário vai até a polícia e pede por justiça, mais, na verdade, ele quer é juízo, condenação, ele quer que os ladrões sejam punidos. A justiça seria os ladroes soltos, visto que através do juízo, com os ladrões presos, eles pagaram pelo roubo, ficando preso se cumprindo o juízo, a punição, e após o tempo de prisão cumprido, eles não devem mais nada, agora são justos.

A justiça foi restaurada

Mediante Jesus, a justiça foi restaurada. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ele nos reintroduziu na posição original que Deus havia destinado para nós. Jesus tornou-se pecado por nós, mesmo não tendo cometido nenhum. Essa transformação foi necessária para que pudéssemos receber a justiça de Deus.

A visão de Deus sobre nós muda quando acreditamos que nossos pecados foram colocados sobre Jesus. Isso significa que não devemos nos identificar mais como pecadores, mais sim como justificados em Cristo.

A justificação em Cristo traz paz com Deus, significando liberdade e justiça. Essa transformação nos conecta à vida de Jesus, possibilitando uma nova natureza e alegria espiritual. A nova criação em Cristo traz uma nova mentalidade e identidade, onde somos herdeiros e filhos de Deus. Essa transformação nos capacita a viver plenamente.

Você também pode gostar:

A comunhão com o Espírito Santo

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.