O jovem nu.
“Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu desnudo”. — Marcos 14:51-52
No relato de Marcos, é mencionado que logo após Jesus ter curado a orelha do servo do sumo sacerdote, chamado Malco, um jovem nu foi encontrado no jardim de Getsêmani. Quem seria esse jovem? Por qual motivo ele estava acompanhando Jesus? Qual o motivo de estar despido? Por que ele estava envolto em um lençol ao invés de estar vestido adequadamente? E por qual razão o Espírito Santo fez questão de incluir esse episódio peculiar na narrativa de Marcos no evangelho? Qual a relevância desse acontecimento?
A identificação desse jovem está relacionada ao “lençol” que ele usava para cobrir seu corpo. A palavra grega específica usada para esse “lençol” só é encontrada em outro evento no Novo Testamento – para descrever o lençol de linho que envolveu o corpo de Jesus para o enterro (ver Mateus 27:59, Marcos 15:46 e Lucas 23:53). Portanto, a única menção desse tipo de tecido no Novo Testamento é como um pano funerário usado para cobrir um cadáver na sepultura. Alguns estudiosos sugeriram que esse jovem nu poderia ser Marcos. Eles argumentam que, ao saber da prisão de Jesus, Marcos pulou rapidamente da cama e correu para o jardim de Getsêmani. No entanto, o jardim estava longe e ninguém poderia ter chegado lá tão rapidamente. É simplesmente uma impossibilidade física.
Alguns sugeriram que Marcos despiu suas vestes para surpreender e distrair os soldados, permitindo que Jesus escapasse. Essa teoria é sem sentido. Outros tentaram, sem sucesso, afirmar que o jovem nu era o apóstolo João. Mas por que João estaria nu no jardim de Getsêmani? A resposta para a identidade desse jovem está no tecido com o qual ele envolveu seu corpo. Quando um corpo era preparado para o enterro, era lavado, limpo cerimonialmente e enterrado nu, envolto em um pano de linho, exatamente como descrito no evangelho de Marcos. Além disso, o jardim de Getsêmani ficava ao lado do Monte das Oliveiras, onde havia um cemitério antigo com muitas sepulturas que remontam à época de Jesus.
Quando Jesus proferiu as palavras “EU SOU”, a intensidade do poder liberado foi tão grande que fez os soldados caírem para trás. Além disso, provocou um estrondo no cemitério local! Com a explosão desse poder, um jovem, envolto em um lençol de linho de acordo com os costumes da época, saiu rastejando do túmulo – ressuscitado dos mortos! A razão pela qual ele “seguia” Jesus era para contemplar Aquele que o havia ressuscitado. Nesse contexto, o termo “seguir” implica em seguir de forma contínua. Isso indica que o jovem ressuscitado acompanhou os soldados enquanto levavam Jesus pelo jardim em direção ao seu julgamento. Quando os soldados perceberam que o jovem os seguia, tentaram prendê-lo. No entanto, ao tentarem agarrá-lo, ele se soltou de suas mãos e fugiu, deixando para trás o lençol em posse deles.
Hoje quero que você pense novamente sobre o incrível poder que estava em ação quando Jesus foi preso no Jardim do Getsêmani.
Mais tarde ele disse a pilatos: “… tu não terias autoridade alguma sobre mim, se ela não te fosse dada do alto…” (João 19:11)., Na verdade, havia tanto poder que ninguém poderia resistir a Jesus se ele decidisse resistir. Jesus não foi expulso pela vontade do homem; foi dado pela vontade do Pai. Pense em como é maravilhoso que Jesus tenha dado a vida gratuitamente por você e por mim! Havia tanto poder nele, mesmo no momento da sua prisão, que ninguém tinha poder suficiente para capturá-lo à força.
A única razão pela qual Jesus foi capturado é porque ele escolheu dar voluntariamente a vida por você e por mim. Então reserve um momento hoje para parar e agradecer àquele que se dispôs a ir à cruz para levar sobre si o seu pecado!
Já se perguntou o que diferencia as pessoas prósperas das que não são? Já questionou…
Preparamos uma série de 2 convicções da palavra de Deus para você, seus familiares e para…
A confissão traz a realidade Divina e circunstâncias terrenas. Não aparte da sua boca as…
Palavras são a sua arma para essa batalha. Veja seis coisas para dizer de propósito…
Ligar ou Desligar? O que significa essa terminologia? Quando lemos no texto de Mateus 16:19…
João Batista, o precursor de Jesus Cristo, teve sua história profetizado pelos profetas Isaias 40:3…