Pesquisar
Close this search box.

A parábola do Joio e do Trigo, Explicação.

A parábola do joio e do trigo ilustra a coexistência do bem e do mal no mundo. Jesus ensina que ambos crescerão juntos até o momento da colheita final. A parábola revela como o inimigo semeia o mal entre o bem, mostrando a natureza da tentação e do pecado na vida humana.

A Parábola do Joio e do Trigo:

Mateus 13:24-30 “24 Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: ― O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25, Mas, enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. 26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. 27― Os servos do dono do campo dirigiram‑se a ele e disseram: “O senhor não semeou boa semente no seu campo? Então, de onde veio o joio?”. 28― “Um inimigo fez isso” — respondeu ele. ― Os servos lhe perguntaram: “O senhor quer que o arranquemos?”. 29― Ele respondeu: “Não, porque, ao arrancar o joio, vocês poderiam arrancar com ele o trigo. 30Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então, direi aos encarregados da colheita: ‘Juntem primeiro o joio e amarrem‑no em feixes para ser queimado; depois, juntem o trigo e guardem‑no no meu celeiro’ ”.

A explicação da Parábola do Joio.

Mateus 13:36-43″ Então, ele deixou a multidão e foi para casa. Os seus discípulos aproximaram‑se dele e pediram: ― Explica‑nos a parábola do joio no campo. 37 Ele respondeu: ― Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. 38 O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do reino. O joio são os filhos do Maligno, 39 e o inimigo que o semeia é o Diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são os anjos. 40― Como o joio é colhido e queimado no fogo, assim acontecerá no fim desta era. 41 O Filho do homem enviará os seus anjos, que tirarão do seu reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam a iniquidade 42 e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então, os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos ouça.

A bíblia explica a bíblia.

Vemos nessa parábola, que a uma semeadura da má semente de Satanás paralela à da Palavra de Deus. Veja que o “Reino dos céus”, Jesus se refere em outras ocasiões sobe o reino dos céus, ou o reino de Deus. Nessa parábola Ele compara o reino ao que semeia boa semente.

O que semeio a boa semente é o filho do Homem, onde o campo foi o mundo em que vivemos hoje, e a boa semente são os filhos do reino. O Evangelho e os verdadeiros crentes, serão plantados por todo o mundo, porem o inimigo também plantará seus seguidores, ou o joios, entre o povo de Deus, para se contraporem a verdade divina.

A missão principal dos enviados de Satanás, é roubar, arrebatar a Palavra, a semente dos filhos de Deus, e promover a iniquidade e as falsas doutrinas.

No fim dessa ERA

A mensagem final enfatiza a separação entre o trigo e o joio, mostrando que haverá um julgamento e uma recompensa para os justos no fim dos tempos. Os bons e os maus serão separados no juízo final. Os redimidos entrarão na bem-aventurança eterna, enquanto os maus enfrentarão o sofrimento eterno no inferno.
A parábola de Jesus foi explicada apenas aos discípulos, ressaltando a exclusividade da compreensão para aqueles mais próximos a ele. Isso mostra a profundidade do ensino.
Satanás tenta falsificar a mensagem do evangelho, misturando representantes de seu falso evangelho entre o povo de Deus, criando confusão e engano.
Durante o juízo, haverá uma separação definitiva entre os filhos de Deus e os filhos do diabo, reafirmando a importância da verdadeira fé e discernimento.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.