Pesquisar
Close this search box.

Jeremias 17, pecado, castigo e sabedoria.

O livro de Jeremias, foi escrito para fornecer um registro profético de Jeremias e sua mensagem. Muitas dessas profecias, foram cumpridas durante a própria vida do profeta, outras, envolviam um futuro distante, cumpridas posteriormente e outras ainda vão se cumprir.

Capitulo 17 o pecado.

Esse capitulo nos traz revelações incríveis da Palavra. Logo no início lemos que o pecado de Judá e denunciado por sua grande iniquidade. Era tão normal e arraigado no meu do povo que se tornava hábitos comuns aos habitantes dessa cidade. Devido a essa infidelidade ao Deus, o povo seria arrancado da sua terra e levado como escravo.

Maldito o homem, que confia no homem.

Jeremias, mediante Deus, revela ao povo que o homem que confia em sua capacidade e/ou em recursos humanos, sofrerá destruição, pobreza e ruína. Deus compara esse homem a uma planta que cresce na terra seca e nada de bom acontece com ela.

Bençãos

Mas, os que confiam em Deus, serão como arvores plantadas junto as águas, que estende suas raízes para o ribeiro. Jeremias fornece uma saída, uma mensagem de alívio e correção ao povo, que se eles confiassem em Deus, não importaria se era tempo de seca, calor, falta de chuva… Eles seriam providos pelo Todo Poderoso. Assim como eu e você, devemos confiar apenas em Deus, e permanecer firmes em sua Palavra. O interessante que a palavra confiar no texto, dá o entendimento de que devemos estar despreocupados para nos sentirmos seguros. Lembrem-se das palavras de Jesus em Mateus 6:25 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos (preocupados) pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir”.

O Coração

O coração no texto é apontado como “enganoso”, se você tiver dentro dele, rancor, raiva, amargura ou ódio, ele se tornará enganoso. Se livre desse mal através da graça de Deus, nascendo de novo mediante a fé em Jesus Cristo.

O Tolo

Quem ganha dinheiro desonestamente, é chamado de tolo ou insensato. É comparado a uma ave que choca ovos que não botou, ou seja, desonesto.

Sabedoria

Permita que Deus seja sua fonte de sabedoria, permita que Ele seja a esperança para suas dificuldades, a sua fonte de águas vivas.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.