Sobre o Espírito Santo, vejamos o texto de João 16:8-14 que nos diz ” E, quando ele (o Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.9 Do pecado, porque não crêem em mim; 10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. 12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. 13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”.
O derramamento do Espírito Santo ocorreu no dia do pentecostes, quando Cristo foi assuntos aos céus. Nesse dia iniciou-se plenamente a dispensação (administração) do Espírito Santo.
Sua obra principal, no que diz respeito a proclamação do evangelho, será de convencer do pecado, palavra que no grego é elegcho, dá o significado de trazer a luz, expor, mostrar para alguém a sua falta, convencer (do pecado).
Esse ministério opera em três aspectos em relação ao pecador.
Despertar a consciência de culpa e da necessidade de perdão, é um convencimento que o Espírito Santo desmascara no incrédulo. Constantemente Ele leva o pecador a reconhecer o erro e se arrepender para a conversão a Jesus como Senhor e Salvador. Quando convicto, é necessário que o pecador faça sua escolha.
O Espírito Santo convence o homem que Jesus Cristo é o Santo filho de Deus que os torna conscientes do padrão divino da justiça em Cristo. Esse padrão divino, da justiça, é confrontado contra o pecado e a pessoa recebe poder para vencer o mundo.
Trata-se da obra do Espírito ao convencer os homens da derrota de satanás na cruz do calvário, do juízo atual do mundo por Deus, do juízo futuro de todos os homens.
Como um GPS (sistema de posicionamento global), se erramos a rotado destino, o GPS recalcula a rota para podermos chegar ao destino. O Espirito Santo é o nosso GPS, nosso consolador, ajudador, o Espírito da verdade que nos foi dado para nos ensinar tudo. Ele torna reais as bençãos que Jesus tem para mim e para você, mediante a fé, por meio do Espírito, Jesus volta a nós para nos revelar seu amor, graça, comunhão pessoal.
O Espirito opera em nós para despertar e aprofundar nossa consciência de presença de Jesus em nossa vida e atrai nosso coração a Ele em fé, amor, obediência, comunhão, adoração e louvor.
O derramar do espírito no decurso dessa era presente dá testemunho da contínua presença e autoridade do Salvador exaltado. O Espírito Santo é o Grande Revelador de Jesus Cristo. Apenas peça ao Espírito Santo que lhe mostre Jesus, e Ele será fiel para tornar Jesus real para você!
Já se perguntou o que diferencia as pessoas prósperas das que não são? Já questionou…
Preparamos uma série de 2 convicções da palavra de Deus para você, seus familiares e para…
A confissão traz a realidade Divina e circunstâncias terrenas. Não aparte da sua boca as…
O jovem nu. "Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão.…
Palavras são a sua arma para essa batalha. Veja seis coisas para dizer de propósito…
Ligar ou Desligar? O que significa essa terminologia? Quando lemos no texto de Mateus 16:19…