Pesquisar
Close this search box.

A parábola do Semeador (com Explicação)

Em quase todas as parábolas nos é ensinado que há manifestação do bem e do mal, o verdadeiro e o falso. As parábolas são recados para os filhos, para aqueles que acessarão Jesus Cristo mediante ao sangue, revela verdades aos que, com o coração aberto, estão dispostos a ouvir. A parábola do semeador aparece nos evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas e conta como o evangelho será recebido no mundo e algumas verdades podem ser aprendidas nessa parábola.

A parábola

“Escutem atentamente! O semeador saiu a semear. 4 Aconteceu que, enquanto ele semeava, uma parte caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou porque a terra não era profunda. 6, Mas, quando saiu o sol, a planta se queimou e secou porque não tinha raiz. 7 Outra parte caiu entre os espinhos, que cresceram e a sufocaram, de forma que ela não deu fruto. 8 Outra, ainda, caiu em boa terra e deu boa colheita, germinando e crescendo, de modo que produziu trinta, sessenta e cem vezes mais. Marcos 4:3-8 versão NVI.

Explicação – Semeando a Palavra

No início, lemos que “O semeador saiu a semear”. O semeador pode ser eu ou você, desde que a semente seja a Palavra. Cristo esclarece essa verdade no verso 14 do capítulo 4 do livro de Marcos. Quando você está em Cristo, a liberdade lhe foi concedida. Gálatas nos diz que foi para liberdade que Cristo nos libertou. Mas a verdadeira liberdade consiste em fazer o que se deve e não o que se quer. Então um dos frutos de justiça, que você e eu, como seguidores de Cristo, temos é semear a Palavra.

Os 4 terrenos

Vamos chamar de “os quatro tipos de terrenos ou solos” onde a Palavra foi semeada, uma parte cai pelo caminho, outra em terreno pedregoso, em espinhos e em boa terra.

O solo do Caminho

“Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Assim que a ouvem, logo vem Satanás e retira a palavra nelas semeada.” Marcos 4:15.

No livro de Mateus está escrito que vem o Maligno e arranca e Lucas diz que retira. Outra versão diz que o maligno arrebata, no sentido de afastar de alguém o que é dele ou o que está sendo confiado a ele. Entenda que nosso inimigo quer arrancar, retirar de qualquer forma o que está sendo confiado a você, a Palavra, pois ele sabe que se essa verdade penetrar em seu coração, nada nem ninguém é capaz de parar você.

O solo Pedregoso.

O verso cinco: “5 Outras são como a semente que caiu em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. 17, Contudo, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.

Sem raiz não é possível estar firme. Veja que a semente até brotou, foi recebida com alegria, mas devida a falta de profundidade da raiz logo morreu. As tribulações ou perseguições faz com que a pessoa logo abandone a que foi semeado. Mas lembe-se esteja alerto e fique firme na fé, pois Jesus disse que no mundo teremos aflições, tribulações e perseguições, mas de todas Ele nos livrará.

O solo Espinhoso

Verso “7 Outra parte caiu entre os espinhos, que cresceram e a sufocaram, de forma que ela não deu fruto”. Os espinhos da vida, as riquezas. Estejamos alerta para não deixar que as responsabilidades, abundancia ou prazeres deste mundo ocupem nossos pensamentos e alvos a ponto de destruir nossa vida espiritual. Devemos recorrer a nos perguntar, estou aprisionado cada vez mais pelas coisas temporais? Meu tempo tem sido dedicado mais a Deus e sua Palavra ou mais as relações com o mundo?

O Solo Bom

Verso 8 “Outra, ainda, caiu em boa terra e deu boa colheita, germinando e crescendo, de modo que produziu trinta, sessenta e cem vezes mais”. O que houve e prática a Palavra, dará boa colheita, produzindo trinta, sessenta e cem vezes mais. Uma promessa para quem colocar em prática a semeadura da Palavra. Sua colheita será garantida, pois Deus não é homem para mentir, nem filho do homem para se arrepender, e sua Palavra não volta vazia. O semeador é você, não deixe de proclamar as boas novas, seja um instrumento de avanço do reino por onde estiver plantado. Sua hora chegou, faça a diferença.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.