Pesquisar
Close this search box.

A parábola da candeia, estudo.

As parábolas são estórias terrenas com sentido celeste, são recados para os filhos. Quando questionado sobre por que Ele falava por meios de parábolas, Jesus respondeu: “A vocês Deus mostra o segredo do seu Reino. Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam; se não, eles voltariam para Deus, e ele os perdoaria“. (Marcos 4:11-12). Hoje veremos a parábola da candeia.

A parábola da candeia.

O livro de Marcos, no capítulo 4 versículo 21 ao 25, lemos “Ele também lhes disse: ― Ninguém traz uma lâmpada para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama. Acaso não a coloca em um lugar apropriado? Portanto, não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! ― Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo — continuou ele. — A medida com que medirem será usada como medida para vocês, e mais ainda será acrescentado a vocês. Pois, ao que tem, mais lhe será dado; ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

A parábola da candeia, é contada também nos evangelhos sinópticos de Mateus 5:15-16 ; Lucas 8:16 ; 11:13.

O relato de lucas, nos traz um detalhe interessante. O texto diz “Ninguém, depois de ascender uma candeia”. Então vemos que todos que ascendem uma candeia, uma lâmpada é para iluminar algo ou algum lugar. Saindo desse principio já iniciamos o entendimento que a luz brilha na escuridão, e se você é luz do mundo e sal da terra, onde você chega ilumina as trevas. Pois nada que está oculto, se não para ser revelado.

A parábola continua, dizendo que a medida que medirem, será usada como medida para vocês. Veja que agora que você está manifestando a luz, e nada pode ficar encoberto, você deve tomar cuidado com julgamentos e achismos. Pois a medida que medir você será medido. Você não está sendo luz para julgamento e sim para expansão do reino.

Outro princípio

Outro princípio do reino é declarado no final da parábola. “Até o que tem lhe será tirado”, O crente deve sempre continuar a obter a verdade e a graça divina, se não perderá até mesmo o que já tem. Amigo, veja são as palavras da bíblia, não minhas ok?.

O relato de Lucas nos traz um verso interessante e revelador do que é a candeia nossa. “Os seus olhos são a lâmpada do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz, mas, quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas”. Lucas (11:33-34). Então para estarem cheios de luz, nossos olhos devem ser bons, mais o que isso significa? Ter os olhos Bons?

A candeia do Corpo é o Olho

O, nossos olhos são o meio que o corpo dispõe para receber luz. Se ele for saudável, podemos plenamente receber luz e emprega-lá. Se o olho for anormal e doentio, a escuridão vai prevalecer, e seu portador não pode caminhar e nem trabalhar, pois não enxerga. Igualmente, quando a visão espiritual de alguém, suas atitudes, seus motivos, e desejos se inclinam para Deus, então a luz da Palavra divina penetra em seu espírito, produzindo bençãos, fruto e salvação.

Por outro lado, se os desejos dessa pessoa não se coadunam com as coisas de Deus, a revelação e a verdade divinas, não surtirão efeito.

Uma Atitude para meditar

O interessante dessa parábola é que, ela inicia com pergunta, e quero lhe fazer a mesma pergunta. Será que estamos sendo Luz onde chegamos e dissipando as trevas, ou nossas atitudes, palavras tem ajudado a contribuir com o mal? Cada crente deve examinar sua vida, conservando plenamente sadia a sua visão espiritual, para que o evangelho possa santificá-lo e renovar sua vida interior.

Que possamos ser luz no mundo e sal na terra, amém.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.