Pesquisar
Close this search box.

A história de Sansão e Dalila, na bíblia.

A história

O livro de juízes é o principal livro histórico entre Josué e o período dos reis de Israel. Israel, nesse tempo, era um confederação de tribos e não havia rei sobre eles, então, nesse período do livro de juízes, Deus levanta pessoas periodicamente para livrar seu povo das mãos inimigas. No capítulo 14 vemos a história de Sansão e Dalila, e é nessa história que vamos nos aprofundar hoje.

Sansão

Sansão era filho de Manoá da tribo de Dã. Sua esposa era estéril e não podia ter filhos, então ela recebe a visita de um anjo do Senhor onde ele traz a notícia de que ela terá um filho e ele deverá ser separado ao Senhor, o menino será narizeu. Narizeu está especificado no livro de números capítulo 6 verso 2. Deus queria que Sansão seguisse os elevados padrões e tivesse um notável exemplo de vida e testemunho para seu povo. Deus tinha planos na vida de Sansão.

Dalila

Dalila era do vale de Soreque, que ficava na fronteira entre os filisteus e antiga da Tribo de Dã dos antigos israelitas. Ela foi a mulher por quem Sansão se apaixonou. O nome Dalila está geralmente associado a delicada ou frágil.

A história de Sansão e Dalila

Sansão se apaixona por Dalila, então os príncipes dos filisteus, inimigos de Sansão, procuram ela para suborná-la a saber o segredo da força de Sansão. O Pagamento oferecido era de 1.100 moedas de prata cada. Dalila inicia seu plano, motivada pelo suborno, e pede a Sansão o segredo de sua força.

Na primeira tentativa, Sansão diz a ela que sua força se acabaria caso ele fosse amarrado com 7 cordas de arco novas, secas e que nunca foram usadas. E assim Dalila fez, mais foi enganada por Sansão, pois quando ela gritou que os filisteus estavam chegando, ele quebrou as cordas como se fossem linhas queimadas.

Na segunda, Sansão disse a ela que teria de ser amarrado com cordas novas, que nunca foram usadas. E novamente ela o amarrou enquanto ele dormia, e gritou “os filisteus estão chegando”, mas Sansão arrebentou as cordas como se fosse fios de linha.

Na terceira ele disse a ela, se você tecer num tear minhas 7 tranças e prender com um prego grande madeira, minha força se irá de mim. Assim Dalila fez, e gritou “os filisteus estão chegando”, mas ele levantou, arrancou o prego e tirou o cabelo do tear.

Então ela, furiosa, o questionou se ele realmente a amava, pois estava mentindo a ela. E todo o dias ela perguntava a ele sobre como ele poderia perder a sua força. Foi quando Sansão, já não aguentava mais e lhe disse. O meu cabelo nunca foi cortado, eu fui dedicado a Deus desde o meu nascimento, e se meu cabelo foi cortado perderei minha força.

O Espirito de Deus abandona Sansão

Sansão tinha por certo que a sua força estava em seus cabelos, porém Sansão cedeu a Dalila descumprindo repetidamente as ordens de Deus, que era se manter separado das nações inimigas e iníquas de Canaã. Sansão, assim como muitos que creem no Senhor, que se iguala as idólatras e aos imorais, fica totalmente indefeso ente o poder de Satanás, o engano e a derrota total. Nosso personagem, Sansão, exemplifica muitos crentes, que acham que Deus está sempre com eles, pecando e agindo com imoralidade. Veja que Deus se retirou de Sansão por causa se sua prática continua desobediência. No livro de Coríntios 9:27, Paulo escreve “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado”. Ver Hebreus 3:3-19.

Note que é possível que o Senhor se retire de uma pessoa que peca repetidamente. No verso 20 do livro de Juízes que estamos analisando, vemos que Sansão não sabia que o Espirito do Senhor o havia abandonado.

Sansão: Derrotando dos Filisteus, concluindo o plano de Deus.

O final da história de Sansao é fantástica, pois ele se arrepende e ora a Deus, pedindo e reconhecendo que a sua força vinha do Senhor, e na sua morte ele matou mais gente que durante a sua vida, e o propósito de Deus, se cumpriu.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.